logo.png

© 2015-2020 Mellow Cultural Exchange. All rights reserved. Designed by Leticia Mello | Developed by João Mello

follow mellow

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook


    High Education no Canadá


    High Education no Canadá: Como funciona para ingressar em colleges e universidades?

    Antes de explicar como funciona o passo a passo para ingressar em um programa acadêmico no Canadá, vamos começar esclarecendo uma dúvida muito recorrente:


    Qual é a diferença entre College e Universidade?

    Tanto colleges quanto universidades são instituições de ensino superior muito conceituadas na Canadá. A diferença é que as universidades oferecem programas mais acadêmicos e teóricos, indicados para quem busca um bacharelado, ou profissionais que buscam se tornar mestres ou pesquisadores e os colleges oferecem programas mais técnicos e práticos.

    Os colleges costumam ser mais procurados, dependendo da área de interesse, por serem focados no mercado de trabalho e os cursos serem mais “hands-on” (“mão na massa”). Outro motivo é pela oferta de cursos com uma duração mais curta, como os programas de Diploma (2 anos) e Certificado (1 ano). Alguns colleges oferecem opções de bacharelado e pós-graduação. Já as universidades oferecem cursos acadêmicos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado.


    Os 5 passos para se matricular em um programa de High Education no Canadá


    1) A escolha do programa de estudo

    O primeiro passo é escolher o que você deseja estudar, o destino (cidade), a instituição de ensino e o tipo de programa que gostaria de cursar e que atenda melhor seus objetivos profissionais e pessoais.

    A escolha do programa é uma decisão muito importante. Algumas perguntas que geralmente fazemos aos nossos estudantes em nossa consultoria: você busca um programa de especialização? Ou está planejando mudar de área? Qual a duração do programa que busca? Você tem interesse em aplicar para um visto de trabalho (PGWP) após a conclusão de seu programa? Quais são as principais características da cidade que gostaria de morar?


    2) A documentação exigida

    Após a escolha da instituição e do programa, o próximo passo é fazer um teste oficial de proficiência na língua inglesa (TOEFL ou IELTS Academic, por exemplo), e providenciar as cópias e traduções juramentadas do diploma e histórico acadêmico, podendo ser do Ensino Médio, caso seja curso de certificado e diploma. Já os programas de Pós-graduação e Mestrado exigem os documentos universitários e, geralmente, exigem cartas de referencia e currículo profissional.


    3) Matrícula : envio de documentos + pagamento taxa de inscrição

    Com os documentos em mão, o estudante poderá iniciar o processo de matrícula. Será necessário preencher um formulário (application form), efetuar o pagamento da taxa de inscrição da faculdade e enviar todos os documentos exigidos. A maioria dos colleges aceita o envio dos documentos digitalizados (PDF).


    4) Recebimento da Letter of Offer e pagamento do tuition deposit

    Se o estudante for aceito após a análise dos documentos, a instituição envia a Letter of Offer. Esta carta contém o valor do tuition deposit que o aluno precisa pagar. O pagamento significa que o estudante aceitou a vaga ofertada e a mesma estará garantida ao aluno.


    5) Recebimento da Letter of Acceptance (LOA)

    Após o recebimento do tuition deposit, a instituição envia a Letter of Acceptance (LOA), comprovando a matrícula. Com essa carta, o estudante pode já dar entrada em seu visto de estudo.


    Acompanhamos o processo de matricula e aplicação de visto de nossos estudantes e o podemos dizer que o processo completo tem levado 6 meses, pois só a aplicação para visto de estudo pode demorar 12 semanas. Por isso, se o seu sonho é fazer algum programa de High Education no Canadá, comece seus planos o quanto antes!

    Busca mais informações? Entre em contato com a gente! Travel Mellow!