logo.png

© 2015-2020 Mellow Cultural Exchange. All rights reserved. Designed by Leticia Mello | Developed by João Mello

follow mellow

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook


    PROGRAMAS VOCACIONAIS

    By Mellow Exchange


    06 de Abril de 2018


    Como funcionam os programas Vocacionais?

    Muitas pessoas vêm buscando uma experiência de estudo e trabalho no exterior para aprimorar o currículo e ter uma vivência internacional. Os cursos vocacionais, ou career colleges como também são conhecidos, estão sendo bastante procurados como opção de programa no Canadá e em outros países por terem valores mais acessíveis, exigirem um nível de inglês mais baixo (sendo possível fazer um teste de inglês online gratuito ao invés de TOEFL e IELTS) e também por oferecem a possibilidade de trabalho durante os estudos.


    Os programas vocacionais são cursos técnicos em áreas como por exemplo Business, Marketing, Turismo, Hospitality, TI entre outros onde o estudante terá um período de estudo, e durante esse período, também terá a permissão de trabalho por até 20 horas semanais durante todo o programa. Dependendo do país, terá um período de trabalho (estágio), conhecido como CO-OP, onde ele terá ainda a oportunidade de estagiar na área de estudo. Os programas oferecidos têm duração mínima de 6 meses e máxima até 2 anos.


    Veja como funciona o programa vocacional em cada país:


    Canadá


    No Canadá, se matriculando em um curso full-time com no mínimo seis meses de duração, o estudante terá permissão para trabalhar 20 horas off-campus por semana durante o seu período de estudo.


    O estudante pode optar pela opção regular ou opção CO-OP. O programa com opção Co-op é dividido em duas partes: período de estudo e o período de estágio (Co-op). Após o término do período de estudo, o estudante inicia o CO-OP, que consiste em um programa de estágio na área de estudos. Durante o CO-OP, o aluno poderá trabalhar até 40 horas por semana, sendo 20 horas por semana referentes a sua permissão de trabalho off-campus e 20 horas referentes ao programa de estágio obrigatório.


    Um ponto muito importante é que os cursos vocacionais são programas de certificado e diploma oferecidos por instituições privadas no Canadá. Portanto, não são elegíveis, após a conclusão do curso, ao Post graduation work permit, o PGWP.


    Outros pontos que precisam ser mencionados são que os programas vocacionais não oferecem a permissão de trabalho para o cônjuge e nem escola gratuita para os filhos, exceto na província de Quebec.


    Por isso, se a intenção final é aplicar para um plano de imigração canadense, os cursos vocacionais podem não ser a escolha ideal, sendo mais indicados para aqueles que querem apenas ter uma experiência internacional temporária.



    Austrália


    Na Austrália, se matriculando em um curso full-time com no mínimo 12 semanas de duração, o estudante terá permissão para trabalhar somente 20 horas off-campus por semana durante todo período do curso. Os programas não oferecem o período de estágio (CO-OP) na Austrália.


    Um ponto positivo é que o cônjuge que acompanhar o estudante terá direito a uma permissão de trabalho de 20 horas por semana. O benefício de escola pública gratuita para os filhos também não é oferecido para alunos internacionais na Austrália.


    Indicado para quem?

    Os cursos vocacionais são uma excelente opção para quem quer passar um período determinado fora do Brasil, no Canadá ou na Austrália, ganhando conhecimento, aprimorando o inglês e adquirindo um diploma profissionalizante e uma experiência de trabalho internacional.


    Estudar e trabalhar em outro país é uma oportunidade valiosa e enriquecedora de desenvolvimento pessoal e profissional. Ao mesmo tempo que adquiri novas habilidades, aprende sobre novas culturas e vivencia novos desafios, a experiência internacional de estudo e trabalho possibilita um upgrade no currículo do estudante.


    Gostaria de obter mais informações sobre os programas vocacionais? Entre em contato com a gente que te enviaremos uma apresentação completa!