top of page


Pós-graduação no Canadá


Por Carolina Bonates L. Ernesto


20 de março de 2017


Quando a gente decide estudar fora do Brasil, temos que pensar em um monte de coisas, planejamento financeiro, qual país e cidade escolher, papelada do visto, exames médicos (alguns países pedem alguns exames médicos quando se vai ficar mais de 6 meses no país) mas, sem dúvida, a escolha da faculdade que você vai cursar é muito importante afinal é muito investimento financeiro e emocional para escolher errado né? É preciso pesquisar bastante as opções que existem na cidade que você quer morar e ver se tem um programa de estudos que se encaixe nos seus sonhos e planos.


Nesse post, vou contar um pouquinho da minha experiência fazendo a minha Pós-graduação na Capilano University em Vancouver, Canadá.


A Capilano University

A Capilano University é uma instituição pública e foi fundada em 1968. Antes de 2008, a instituição era um college e depois disso que conseguiu o status de universidade (de um modo muito resumido, a diferença entre College e Universidade aqui no Canadá é que a universidade oferece mais variedades de cursos e oferece Mestrado e Doutorado).


O principal campus da Capilano fica localizado em North Vancouver (ela possui mais 2, Squamish e Sunshine Coast campus) e é cercado pela linda natureza de Vancouver. Eu moro em Downtown e levo em média 45 min pra chegar de ônibus. Na verdade preciso pegar 2 ônibus mas o trajeto é super tranquilo e a atmosfera do campus super compensa! É muito agradável. Para mim, é muito prazeroso poder estudar em um lugar rodeado de verde e que te traz calma e tranquilidade. O campus possui uma biblioteca bem grande e boa, com salas de estudos e equipada com computadores e impressoras. A CapU, como é chamada, também possui uma academia de ginástica, quadra de esportes e uma praça de alimentação que tem Subway, Tim Hortons entre outras opções para comer.


A Capilano tem mais de 11 mil estudantes matriculados por ano, sendo que 1.100 são estudantes internacionais de mais de 70 países. Eles têm focado bastante em se preparar bem para receber os alunos internacionais e por isso criaram o CIE (Centre for International Experience), um departamento específico para atendê-los. O objetivo é orientar os alunos desde da matrícula até o final do curso. O mais legal é que percebi que eles são abertos para ajudar nas dúvidas, questionamentos e até mesmo nas reivindicações.


Um dos pontos mais válidos para mim é que a Capilano oferece diversos serviços para os alunos que precisam de algum help, como o Writing centre (se precisar de uma ajuda nos trabalhos acadêmicos), Counselling (se o aluno precisar de algum suporte psicológico), Career Centre (ajuda o aluno a estruturar seu CV e preparar sua Cover Letter de acordo com o mercado de trabalho canadense) e Health Services (se precisar ir ao médico no campus). Acho essencial ter assistência nesse momento onde tudo é novidade para gente, não é?

Outra coisa bem legal é o mentorship!!!! Os novos alunos internacionais podem escolher um aluno veterano para dividir as experiências e lhe ajudar a se ambientar nessa nova etapa.


Estudar em universidade no Canadá

Agora vamos falar da parte que muita gente quer saber: estudar no Canadá é igual que no Brasil?


Então, estou há seis meses cursando uma pós-graduação em Business Management e a primeira coisa que tenho para dizer: NUNCA estudei tanto na minha vida! Sério!!! Estudar em uma instituição de ensino superior no Canadá envolve muitas horas de dedicação além das horas que você passa em sala de aula (as aulas duram em média 3 horas). O volume de trabalhos é imenso, são entregas de assignments semanais, muitos trabalhos em grupo (os professores adoram que a gente interaja com os coleguinhas de classe rs), quizzes surpresas, mid-term exam, final exam… agora pensa nisso tudo fazendo 4 ou 5 matérias?! É bem puxado mesmo! Ainda mais no meu caso que sou formada em Comunicação e agora estou estudando coisas que nunca estudei na vida, como por exemplo Finance Management.

O meu curso é full-time e terá a duração de 16 meses. Full-time não quer dizer que você tem que estudar 40 horas por semana e sim significa o número de créditos que o aluno vai cursar. Isso varia de instituição para instituição, mas na CapU e na BCIT por exemplo, é preciso cursar 9 créditos por termo (cada termo dura em média 3 meses e meio) para ser considerado full-time.


Trabalhar no Canadá

É interessante para o estudante internacional que deseja trabalhar depois do curso, que ele se matricule em um programa full-time para poder ser elegível para aplicar para o PGWP (Post Graduation work permit) que vai permitir que aluno possa trabalhar depois do programa de estudos por 1 a 3 anos. Outra coisa legal é que com o Study Permit, o aluno tem permissão para trabalhar até 20h por semana durante o programa acadêmico e o meu marido recebeu o Open Work Permit , um visto de trabalho para o cônjuge que lhe permite trabalhar full-time.


Tem muitas pessoas que optam em não trabalhar durante o curso devido a demanda da faculdade, mas eu coloquei na minha cabeça que eu iria conseguir conciliar as duas coisas e resolvi arrumar um part-time job. Muita gente antes de vir pra cá fica meio receoso, não gostando muito da idéia de trabalhar em um entry-level job (Entry-level jobs são empregos que não precisam de formação) falam que não querem trabalhar fora da área de formação, e bla bla bla… um certo preconceito, mas na verdade, aqui isso não existe. Aqui trabalho é trabalho e ponto final. Óbvio que se você achar um emprego na sua área é maravilhoso, mas normalmente esses tipos de emprego são full-time e para quem está estudando, um full-time job é inviável.


Acho extremamente válido trabalhar, não importa se é um entry-level job ou não, acredito que ter a oportunidade de praticar o inglês e ter uma experiência de emprego canadense só ajuda. É grande a oferta de entry-level jobs aqui, arrumar trabalho você vai arrumar, só precisa estar com a cabeça aberta, pensar que isso é temporário e que é só o início de uma nova etapa da sua vida.


Fácil não é…. mas vale a pena!


Mas como é dar conta de tudo ao mesmo tempo? É preciso saber organizar bem o seu tempo, estipular os horários e definir prioridades nas tarefas que você tem que fazer. No meu caso, neste termo (de Janeiro até Abril 2017) eu tenho aulas na Capilano 3 dias na semana e trabalho outros 3 dias da semana. Não tem um dia que eu não tenha que estudar alguma coisa, fazer algum assignment.

E ainda tem a casa e o marido que não posso deixar de lado né! #girlpower 😀


Não é mole não! É preciso dedicação, esforço e força de vontade pra dar conta de tudo, mas tudo vale a pena. Essa experiência está sendo incrível e não me arrependo nenhum segundo da minha decisão e tenho certeza que será um divisor de águas na minha vida e vai me ajudar no meu crescimento pessoal e profissional.

bottom of page