top of page

Estudar nas províncias do Altlântico


Por que estudar em uma província do Atlântico? (Cinco motivos!)


No mês de agosto fizemos uma viagem de 10 dias para explorar o leste canadense e visitar as instituições de ensino em três províncias da costa leste: New Brunswick, Nova Scotia e Prince Edward Island.  Em New Brunswick, acompanhada da consultora de imigração Patricia Nathan, que possui 20 anos de experiência em consultoria de imigração e aplicação de vistos e é também especializada em imigração para as províncias do Atlântico, tivemos a oportunidade de ter uma reunião com uma funcionária do governo canadense, a Claire Kelly.

1 – Custos de vida mais baixo

O custo de vida é aproximadamente 50% mais baixo do que em cidades como Vancouver e Toronto. O aluguel de um apartamento de 1 quarto em Vancouver está em torno de $1500 dólares, já em Halifax (Nova Scotia) é possível alugar um apartamento no valor entre $700 e $1000.


2 – Programas de estudo com valores mais atraentes

Em Moncton (New Brunswick), o custo do programa de estudo chega a ser 50% mais baixo do que nas grandes cidades canadenses. O custo de 1 ano de um programa de diploma em um college público em Vancouver, por exemplo, é de $17,000/ano, enquanto em cidades na província de New Brunswisck, o custo é de aproximadamente $9,000/ano.


3 – Atlantic Immigration Pilot Project

Uma das grandes vantagens de estudar no Canadá é a permissão de trabalho que o estudante recebe, a permissão de trabalho full-time para o cônjuge e a possibilidade de se aplicar para o PGWP (a permissão de trabalho concedida após a conclusão do curso).


Além dos programas de imigração provinciais e federais, existe um programa piloto para atrair mais trabalhadores para essas quatro províncias (NS, NB, PEI, NFL). O motivo é simples: atrair mão de obra qualificada e aumentar a população e o crescimento econômico desses destinos.


O Atlantic Immigration Pilot Project começou com 500 vagas, e em seguida o governo abriu mais 2000 vagas! Segundo a Claire, há mais vagas do que candidatos. Para se candidatar, o aplicante precisa ter uma oferta de trabalho em uma das quatro províncias, e atender alguns requisitos como ter um empregador designado pelo governo. Ela me explicou que há mais de 500 designated employers, e mesmo que uma empresa ainda não faça parte desta lista, o governo auxilia o empregador a se tornar um designated employer.


4 – Inverno menos rigoroso

Halifax é a maior cidade entre as quatro províncias localizadas no leste canadense. Ela também está no topo da lista das cidades com temperaturas mais amenas durante o inverno, onde a temperatura média é de 1C. Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, as províncias do leste, por estarem próximas ao oceano Atlântico possuem um inverno menos rigoroso do que as províncias centrais.  


5 – Friendly

O Canadá é conhecido por ter uma população educada e hospitaleira. Porém, muitos novos imigrantes reclamam que o canadense é frio e alguns acham difícil fazer novas amizades aqui. A boa notícia é que os canadenses das províncias do leste tem fama de serem muito amigáveis! As charmosas e coloridas cidades de Halifax, em Nova Scotia e Charlottetown, em Prince Edward Island, fazem parte de uma lista das cidades mais “friendly” do Canadá. O report foi divulgado pelo Expedia em junho deste ano.  


Gostaria de obter mais informações? Entre em contato com a gente!

bottom of page