top of page

College no Canadá


Diferenças básicas entre college e universidade

As universidades são instituições de ensino superior compostas por faculdades (Medicina, Engenharia, Direito etc) que formam profissionais e pesquisadores. Os programas universitários conferem aos estudantes graus acadêmicos como o Bacharelado (undergraduate), Mestrado (graduate) e Doutorado (graduate).


Os colleges são instituições de ensino superior, de menor porte, que oferecem programas acadêmicos de transferência para a universidade (Associate) e cursos técnicos (non-degree) que conferem certificados e diplomas. Esses programas possuem uma duração mais curta e são voltados para a área de atuação (career-oriented), com foco na experiência prática (hands-on training), preparando o estudante para o ingresso no mercado de trabalho. Alguns dos programas oferecidos pelos colleges são nas áreas de Business, Marketing, Hotelaria, Turismo, Informática e Artes Visuais.


Apesar de serem essas as diferenças básicas, há muitas universidades que oferecem programas de curta duração non-degree (Certificate, Diploma), como também há muitos colleges que oferecem programas de graduação (Bacharelado).



Vantagens em estudar em uma instituição de ensino canadense

Há muitas vantagens em realizar um programa de ensino superior no Canadá. Dentre as principais estão:


• Upgrade no currículo – As instituições de ensino norte-americanas são conhecidas por um alto padrão de excelência acadêmica e os programas de Certificate e Diploma são altamente reconhecidos no mercado de trabalho na América do Norte. Além disso, um diploma canadense certamente elevará o nível de empregabilidade do estudante/profissional no retorno ao Brasil ou mesmo em outro país.


• Desenvolvimento pessoal – A experiência de morar em outro país, estudando e/ou trabalhando, é transformadora e enriquecedora. Além do upgrade no currículo, o indivíduo tem a possibilidade de aprimorar o idioma, adquirir conhecimento e novas habilidades, aprender sobre novas culturas, vivenciar novos desafios, reavaliar a carreira profissional e até mesmo redirecioná-la ao retornar ao Brasil.


• Experiência de trabalho no Canadá – Estudantes que possuem um Study Permit válido têm permissão de trabalho off-campus por 20 horas/semana durante todo o período de estudo. Além disso, os estudantes que concluem programas acadêmicos em instituições públicas de ensino superior, ou em instituições privadas que funcionem sob os mesmos regulamentos que as instituições públicas, podem aplicar para uma permissão de trabalho após a conclusão do programa, o PGWP (post-graduation work permit), de até 3 anos.


Links úteis

Informações sobre o Post-Graduation Work Permit Program (PGWPP) http://www.cic.gc.ca/english/study/work-postgrad-who.asp


bottom of page